foto

foto

ninfeias

O NINFEIAS, núcleo de pesquisa coordenado pela pesquisadora e performer Nina Caetano - professora do departamento de artes cênicas da UFOP - visa a investigação de teorias feministas e práticas performativas. Funciona como uma rede colaborativa, instigando a provocação artística, encontros e trocas entre estudantes da Graduação e da Pós Graduação da UFOP e a comunidade ouropretana.
Atualmente o NINFEIAS é composto por Amanda Marcondes, B. Campos, Caroline Andrade, Caroline de Paula, Caroline Moraes, Danielle dos Anjos, Giulia Oliva, Jackeline Análio, Keila Assis, Marcinha Baobá e Renata Santana.

sábado, 24 de janeiro de 2015

saudando as formigas

"é trabalho de formiguinha!" sempre repeti essa frase para mim, lembrando que o trabalho é árduo e é aos poucos.
as formigas são criaturas belas, delicadas e determinadas, carregam com força suas folhas, doces, e afins e deixam um rastro por onde passam...

hoje eu saúdo as pequenas, as pequenas ações que nos fortalecem para continuar: ao infinto e além.

desde a criação do ninféias, voltei meus olhares para crianças... e hoje, aconteceu algo mágico!
a contaminação começou...

numa tarde de sábado... dentre meus primos, só uma, ela... a menina... que gosta de princesas, barbie, com óculos cor de rosa sempre na cabeça e uma bolsa ao lado, combinado. ao começarmos nossa conversa, perguntei se ela já estudava e sua resposta entusiasmada disse: sim! e ficou tão excitada ao contar todas as coisas queria comprar... depois elogiou a barbie e não tirou o óculos da cabeça... a lágrima que ameaçou a cair dos meus olhos, voltou para o meu corpo em forma de combustão:

- A BARBIE É FEIA! MAGRELA E LOIRA! OLHA PRA VOCÊ... SEUS CACHOS SÃO LINDOS!

-Não, a barbie é linda...

- A BARBIE É FEIA!

percebi o que acontecia... durante nossa primeira conversa ela não tirava os olhos da TV... ousei, desafiei a lei da manipulação e apertei o botão vermelho.

- E livro, você tem lido?

- Aham... E seus óculos se mantiveram na cabeça...  Eu gosto de princesa!

- Que massa! Mas, lembra se... Existem princesas, príncipes, castelos e dragões e tudo isso é faz de conta... VAMOS BRINCAR DE CARRINHO!

a energia contaminou a todos, e logo brincadeira começou...

- Carrinho é legal! Eu gosto!

a minha felicidade virou sol, e brilhei com essa pequena afirmação... depois ao pegar uma folhinha de gibi, entreguei em suas mãos e disse: Olha que massa, leia pra gente... os outros queriam competir ao pegar o papel, mas eu relutei: É a vez dela! e ela leu... usou um pouco da sua imaginação que não foi explorada aos quatro anos de idade e leu! um ponto a mais no jogo...

- Vamos fazer um piquenique? uma voz veio do além!!

- VAMOS!! Todos celebram!

- E a barbie é feia!

- É a barbie é feia... ela disse! Dois pontos...

durante o passeio, brincamos TODOS de futebol... ela se alegrou tanto... e depois, quando se cansou, quis tirar a camisa, mas as outras disseram que é coisa feia:

- ELA NEM TEM MAMILO! ELA É CRIANÇA! fui mais longe ainda... e ela.... minha querida priminha... tirou a camisa e sorriu ainda mais! vários pontos...

AAAAh... que dia bom! termino o dizendo e pedindo que crianças se mantenham crianças....

sendo assim, concluo e saúdo as formigas, sua força, sua determinação e seu rastro invisivelmente visível aos olhos daqueles que acreditam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que manifestem discurso de ódio serão excluídos.